sexta-feira, 20 de maio de 2016

TEMAS I Encontro do Kwanzaa Brasil no Rio de Janeiro - Desconstrução do Estereótipo da Mulher Negra na Mídia Brasileira.


Em pleno século XXI ainda vemos a inexistência de protagonistas e atores negros nas novelas, nos telejornais ou a baixa diversidade dos elencos. Mas pouco ainda se discute sobre a raiz dessa invisibilidade. 

Em relação a mulher negra, quando não há invisibilidade, sua imagem vem carregada de estereótipos. A televisão ao exibir várias cenas de mulheres negras em situações libidinosas, só vem afirmar que, em pleno século XXI, a grande mídia brasileira ainda continua sendo norteada por um sexismo racista herdado do período escravocrata.


Luana Génot falará no I Encontro do Kwanzaa Brasil no Rio de Janeiro sobre a Desconstrução do Estereótipo da Mulher Negra na Mídia Brasileira.

Luana é a fundadora do Instituto Identidades do Brasil. O ID_BR, sigla que significa Identidades do Brasil e criadora da campanha Sim à Igualdade Racial. Graduada em publicidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, foi bolsista Capes durante a graduação pelo programa Ciências Sem Fronteiras no curso de Marketing da University of Wisconsin - Madison (2012). Foi modelo de passarela e fotográfica. Atualmente, é mestranda em Relações Étnico-raciais pelo CEFET-RJ (2015) e pesquisadora da seguinte linha: Mídia e repertórios culturais na construção de identidades étnico-raciais e empoderamento e protagonismo da juventude marginalizada na era da informação.
 — com Luana Génot em Quintal do Jazz.

Nenhum comentário: