quarta-feira, 15 de junho de 2016

Projeto Ubuntu na Maré

Parceria Instituto Omolora Brasil  & Remar 

Rede Empreendedora de Mulheres de Resolução da Maré

Hoje estivemos com as empreendedoras socias Regina Coeli e Joceli (Projeto Luta Pela Paz), moradoras da Comunidade Marcílio dias, neste encontro debatemos as necessidades da comunidade em especial de seus habitantes. Inicialmente o contato se deu para que junto com a comunidade o Instituto Omolara Brasil desenvolvesse o projeto UBUNTU - Todas somos uma - Antes e Depois, na ação XIRÊS DA CIDADANIA DAS MULHERES NEGRAS, como resultado deste contato, para além da realização dos Xirês, formatado no perfil da mulheres da localidade, restou uma parceria alavancadora para construção, fortalecimento e promoção do desenvolvimento local com a REMAR Rede Empreendedora de Mulheres de Resolução da Maré.  

Regina Coeli, Joceli, Silvia Regina
  
Sala de Capacitação do Projeto Luta Pela Paz



Comunidade Marcílio Dias é também conhecida popularmente como Favela da Kelson’s, foi  formada na antiga praia das moreninhas, entre os terrenos da Casa do Marinheiro e da fábrica  da Kelson’s, a partir de 1948 por oito famílias de pescadores que ali ergueram palafitas. O seu nome é uma homenagem ao marinheiro da Armada Imperial Brasileira, Marcílio Dias.

20151201124023
Visita de Madre Teresa de Calcutá na Comunidade Marcilio Dias (fonte: http://www.brasil247.com/pt/247/favela247/138801/Conhe%C3%A7a-as-17-favelas-que-comp%C3%B5em-a-Mar%C3%A9.htm)
Em 1982 a comunidade Marcílio Dias recebeu uma visitante ilustre: ganhadora do prêmio nobel da paz em 1979 Madre Teresa de Calcutá (foto acima), visitou a favela e com essa visita e a insistência da pastoral de favelas, a Marcílio Dias teve direito ao território.
A comunidade Marcilio dias é formada internamente pelas comunidades menores: Mandacaru, Terra Nostra e Kelson.

Nenhum comentário: